09 de Abril, 2020
Damos oito dicas de como evitar o contágio se você realmente precisar sair de casa e se locomover com um carro
Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas cidades brasileiras estão tomando medidas para restringir a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas e restaurantes são proibidos de receber o público. Nessa hora, surge a dúvida: se necessário, é seguro se locomover de carro? Nós damos algumas dicas abaixo.
Em primeiro lugar, se você realmente tiver que sair de casa, prefira ir sozinho no carro. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter demonstrado sintomas ainda.
Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.
Não saia de carro apenas para passear pelas ruas. Apesar de você parecer seguro lá dentro, lembre-se de que terá que entrar com contato com ao menos um portão ou elevador até chegar nele.
Especialmente no caso de prédios, pode ser uma boa ideia evitar as áreas comuns.
Também é importante manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias.
Por isso, uma superfície pode estar contaminada e, através do toque, entrar no corpo. Nós ensinamos a fazer essa limpeza.
Tente evitar o uso de aplicativos de transporte, como o Uber, e também táxis. O motorista pode estar contaminado, ou você pode contaminá-lo também, mesmo sem saber.
Além disso, o carro também pode estar carregando o novo coronavírus, deixado nele por outros passageiros.
Se não tiver escolha, exija que o motorista mantenha as janelas abertas e não toque no próprio rosto enquanto estiver dentro do veículo. Quando desembarcar, higienize as mãos o quanto antes.
Se realmente precisar de um aplicativo de transporte, não use a opção de carpool, que atende a mais passageiros. É extremamente arriscado dividir um ambiente tão pequeno com pessoas que podem estar doentes.
O ideal é também evitar levar o carro para reparos durante o surto do novo coronavírus. Contudo, essa pode não ser uma opção. Se realmente precisar levar o carro para consertar, tome todas as precauções possíveis. Evite contato físico com outras pessoas e objetos, desinfete as mãos com frequência, e evite levá-las ao rosto.
Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele?
fonte: https://autopapo.com.br/noticia/novo-coronavirus-contagio-carro/
Goldmann Group